Sistema
“Um sistema (do grego sietemiun) é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado”.
Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto". (Wikipédia).
Entendendo:
Sistema é um “todo subdividido” (ops...) que segue um determinado princípio de ordem... Entretanto, juntar o que está fragmentado não caracteriza um sistema como tal. É necessário que haja uma forma específica de relacionamento entre as partes, isto é, que as partes sejam interdependentes, para que se ajustem ou que formem um conjunto.
Um sistema é muito mais que partes “juntadas”. Suas características são apreendidas quando e enquanto o sistema existe.
Reforçando e atualizando para as constelações: dentro do sistema ninguém está sozinho. A atuação de um elemento determina mudança em outros elementos que mudam, e essas (mudanças), alcançam também ao primeiro, aquele que deu início ao movimento. Há uma interdependência entre seus elementos. Aqui, é interessante e importante: existe um conhecimento interno que movimenta esse sistema.
Na constelação familiar observa-se que esse conhecimento é acessado através das pessoas que estão em atividade dentro do sistema.
Complicado? Nem tanto. Veja se melhora:
Observar as relações familiares através da Abordagem Sistêmica possibilita vir à tona fenômenos e fatos que ficariam ocultos se o sistema e suas interrelações não fossem considerados como um todo.
Sabiamente, Hellinger percebeu que leis observadas em outros sistemas também apareciam na constelação sistêmica/ familiar.
Hellinger sistematizou as propriedades específicas do sistema familiar. São as conhecidas dinâmicas básicas: Vínculo; Ordem; Equilíbrio entre dar e receber.
As famílias como sistemas tem características e estruturas determinadas e são bem parecidas com qualquer outro sistema.
Ficamos por aqui,
com gratidão e reverência aos meus dois leitores,
Virminha.
*** todas as imagens são do Google Imagem