quinta-feira, 9 de abril de 2015

Os amores do passado e do presente



Resultado de imagem para dizer adeus


Os Amores do Passado no Presente não são boa companhia.
O melhor mesmo é seguir o conselho do poeta e não repetir “velhos temas tão banais”.




Chuvas de Verão
Podemos ser amigos simplesmente
Coisas do amor nunca mais
Amores do passado, no presente
Repetem velhos temas tão banais
Ressentimentos passam com o vento
São coisas de momento
São chuvas de verão
Trazer uma aflição dentro do peito
É dar vida a um defeito
Que se extingue com a razão
Estranha no meu peito
Estranha na minha alma
Agora eu tenho calma
Não te desejo mais
Podemos ser
Amigos simplesmente
Amigos, simplesmente
E nada mais
Então....

Dizer adeus com Amor e Reconhecimento

Permite à pessoa entrar em outro relacionamento com os pés no chão e com o coração em paz.

Sendo o tema tão intrigante e tendo espaço importantíssimo dentro da abordagem das constelações sistêmicas, vamos dar uma olhadinha?

Coisas que merecemos saber:

1) os parceiros anteriores sempre farão parte da nossa vida;
2) dar um lugar em o nosso coração, honrando e respeitando,  todos os amores vividos, vai resolver muito essa dificuldade de "acertar-se" com o amor de hoje.

Portanto, é bom dizer Adeus ao EX com Amor e Reconhecimento.

Merecem um olhar bondoso(...) porque fizeram e farão parte de nossa Vida para sempre. Mesmo que tenhamos ficado com o coração partido e sofrido bastante na separação.

É um pouco difícil, eu acho... mas só de pensar que assim ficaremos livres para o novo ... até dá mais ânimo e alento.

Vamos continuar ... 

Quem ficar parado olhando para o passado fica sem ação no presente. Vive lá onde já não há nada para se sustentar. E definha. 


Resultado de imagem para olhando o passado


Só para desdramatizar, lembre-se de que nada "embaça" o primeiro amor. Ficou melhor... 


É bom que a Vida siga seu curso natural e isso a gente consegue quando deixamos um lugar em nosso coração para todos os amores que tivemos. 

Os amores todos são belos!



Dentro da abordagem da Constelação Familiar Sistêmica EXs-amores dos pais e até mesmo de alguns dos avós podem, sim, influenciar a vida afetiva dos filhos ou netos. 



Resultado de imagem para cinderelaEra uma vez... 

uma jovem chamada Marta. Apesar de bonita, esperta e inteligente, não conseguia encontrar um namorado. E ela queria muito namorar.

Certo dia sua mãe contou à ela que quando moça teve um grande amor. Infelizmente, não pode casar-se com ele. Os avós da jovem se opunham ao casamento. 

Marta, então, de modo inconsciente, e por amor e lealdade a relação de amor de sua mãe... repete a história.


Continue ... até o final...


E para não dizer que só falamos do passado, que tal falarmos do EX do parceiro(a) atual ?

Nós que já percebemos como é que os relacionamentos se dão, jamais seremos pegos de surpresa, não é mesmo?

Pois sim!



Todas  e todos  com nossos laços e nós apertados sabemos que “ nada embaça o primeiro amor”. 

Resultado de imagem para laços e nós

O Primeiro é aquele que vem antes de qualquer outro, outra,  veio até antes de nós. É assim.

Resolvendo:
1) essa relação tem implicações na relação atual;
2) olhar; aceitar; respeitar traz saúde para o casal;
3) ocupar o lugar que é seu Hoje faz crescer o afeto do casal.

 Resultado de imagem para chaves do castelo Olhar o Passado com Agradecimento... essa é a chave do castelo.


Finalmente
                                as frases curadoras


1) Agora posso olhar para você. E lembrar do Amor que tivemos antes de nos separarmos. Deixo você em paz. Deixo com você o que é seu. Sigo só com o que é meu. Obrigada.

Resultado de imagem para separação com amor


2) Para  EX  da a parceria atual

Você chegou primeiro... agora eu vejo isso. Eu sou a segunda... (!)Agradeço o que aconteceu antes... graças a esses acontecimentos posso ocupar o lugar que ocupo HOJE.

3) Por favor, sinta-se alegre e liberado se eu tiver um novo parceiro/a.
Eu também me alegrarei com sua nova parceria.


4) Assumo todas as minhas responsabilidades nessa separação.  
E deixo com você todas as suas responsabilidades dessa separação. Carrego só o que é meu e deixo a sua parte com você. 
Foi muito bonito e você terá um lugar em meu coração.

Resultado de imagem para carregando apenas minha mala







E para terminar em grande estilo!


Soneto de Fidelidade
Vinicius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes, "Antologia Poética", Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pag. 96







 Com gratidão  e reverência aos meus fieis dois leitores,


     Resultado de imagem para amor bonito                     Vilma Toneloto.









***todas as imagens foram capturadas no google imagens.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário