A constelação em grupo é realizada através de escolha de representantes para os familiares do constelando.
Essa escolha acontece de modo espontâneo e aleatório pelo próprio constelando que, de modo concentrado em seus sentimentos internos, coloca-os uns em relação aos outros.
Em princípio são colocadas as pessoas importantes para o sistema. Então, estarão posicionados o pai, a mãe e os irmãos do constelando.
Importante é lembrar que tanto para constelação em grupo como para a constelação individual é de grande valia que o constelando “aceite o desafio de se expor internamente à dor, à tristeza e ao desafio que se originam do trabalho.” (Hellinger, p.177).
A constelação individual proporciona ao constelando um modo pessoal de constelar.
O receio de algumas pessoas à exposição ao grupo deixa de existir, pois estão presentes apenas a pessoa que quer realizar a constelação e a facilitadora desse processo.
Esse tipo de constelação, a individual, é apropriado para familiarizar o constelando com o modo de pensar sistêmico e também possibilita ao mesmo tempo dirimir dúvidas após a orientação.
Portanto, na prática pode-se eleger um ou outro modo com resultados benéficos em qualquer deles.
Aqui novamente a orientação de Hellinger está presente e viva:
“Como terapeuta, sei que a constelação não depende de mim, mas de que algo venha à luz através da mesma, e eu me exponho àquilo que vem à luz, assim como é. É, portanto, fundamentalmente um método muito comedido. Eu trabalho com o que se mostra. Mas, então,com engajamento total. Para tanto, assumo também a minha parte da responsabilidade.”
( A fonte não precisa perguntar pelo caminho, p.177)
Por hoje é só,
Com gratidão e reverência aos meus fieis dois leitores,
virminha.