sexta-feira, 27 de junho de 2014

Constelar em grupo ou individualmente?



A constelação em grupo é realizada através de escolha de representantes para os familiares do constelando.
Essa escolha acontece de modo espontâneo e aleatório pelo próprio constelando que, de modo concentrado em seus sentimentos internos, coloca-os uns em relação aos outros.





Em princípio são colocadas as pessoas importantes para o sistema. Então, estarão posicionados o pai, a mãe e os irmãos do constelando.  
 


Importante é lembrar que tanto para constelação em grupo como para a constelação individual é de grande valia que o constelando aceite o desafio de se expor internamente à dor, à tristeza e ao desafio que se originam do trabalho.” (Hellinger, p.177).

A constelação individual proporciona ao constelando um modo pessoal de constelar. 


O receio de algumas pessoas à exposição ao grupo deixa de existir, pois estão presentes apenas a pessoa que quer realizar a constelação e a facilitadora desse processo.
Esse tipo de constelação, a individual, é apropriado para familiarizar o constelando com o modo de pensar sistêmico e também possibilita ao mesmo tempo dirimir dúvidas após a orientação.





Portanto, na prática pode-se eleger um ou outro modo com resultados benéficos em qualquer deles.

Aqui novamente a orientação de Hellinger está presente e viva:

“Como terapeuta, sei que a constelação não depende de mim, mas de que algo venha à luz através da mesma, e eu me exponho àquilo que vem à luz, assim como é. É, portanto, fundamentalmente um método muito comedido. Eu trabalho com o que se mostra. Mas, então,com engajamento total. Para tanto, assumo também a minha parte da  responsabilidade.”


( A fonte não precisa perguntar pelo caminho, p.177)


Por hoje é só, 

Com gratidão e reverência aos meus fieis dois leitores,




virminha.













Nenhum comentário:

Postar um comentário